Para garantir um bom acordo com quem tem mais poder que você, prepare-se bem, redefina o escopo em vez de já ir dando descontos e controle a ansiedade. Saiba mais sobre essas e outras táticas.
É comum lidar com clientes que têm mais poder de barganha, especialmente quando representam uma parte significativa da sua receita e não dependem do seu produto. Muitos negociadores caem na armadilha de ceder demais, temendo perder o cliente, mas isso é prejudicial no longo prazo, abrindo espaço para demandas cada vez maiores.
Como em qualquer negociação, esse processo exige preparação, visão estratégica e criatividade para identificar formas de agregar valor sem comprometer suas margens. Então, como equilibrar essa dinâmica sem comprometer seu negócio?
Esteja preparado
A preparação é a chave para lidar com clientes difíceis. Ao identificar as necessidades dele, é possível montar propostas que geram valor para ele, sem prejudicar a sua margem. A preparação eficaz passa também por classificar seus interesses por ordem de importância, para buscar trocas inteligentes durante a negociação.
Escute para entender
Escutar ativamente é fundamental para identificar o que realmente está em jogo. Em vez de focar apenas em argumentar sobre sua proposta, busque entender profundamente quais são os reais interesses e até restrições que o cliente possui. Quando fazemos isso, abrimos espaço para propor soluções criativas.
Reduza o escopo em vez de conceder descontos
Conceder um desconto direto, especialmente para clientes poderosos, pode ser um caminho perigoso, pois cria precedentes. Uma opção mais eficaz é fazer de escopo. Redefinir prazos, quantidades ou nível de serviço permite que você tire da proposta itens que o cliente não valoriza tanto e consiga oferecer uma proposta viável para ele, sem comprometer o valor percebido e, principalmente, protegendo sua margem.
Controle a ansiedade
Negociar sob pressão pode gerar insegurança, o que, por sua vez, faz com que negociadores aceitem propostas ruins. Antes de iniciar uma negociação com um cliente poderoso, tenha clareza de suas alternativas (plano B / C) e reflita sobre o que seu cliente perderia caso não chegue a um acordo com você.
Isso pode gerar mais autoconfiança, que ajudará a manter o foco no acordo ideal e a evitar concessões impulsivas.